Teresa Rebelo Pinto

“Sempre gostei de dormir e apaixonei-me pelo sono durante a universidade. O facto de ser uma área pouco explorada na Psicologia tornou o tema ainda mais interessante. Comecei por estudar o sono dos adolescentes, tendo estado na origem do Programa Sono Escolas, pioneiro na educação do sono. A busca de formação especializada na área do sono foi constante ao longo da minha carreira enquanto psicóloga, tendo sempre a preocupação de partilhar o meu conhecimento com outros profissionais de saúde. Sou fundadora da primeira Clínica especializada em Psicologia & Sono no país, desenvolvendo metodologias baseadas em evidência científica. Além disso, não sou capaz de trabalhar sem ser em equipa multidisciplinar e tenho um particular interesse em diversificar os projetos em que me envolvo.”

A minha missão é “Dedicar-me desde a literacia e educação, passando pela clínica e ao trabalho com a comunidade e as empresas, sempre com o objetivo de desenvolver soluções à medida para os problemas relacionados com o sono e a saúde mental, em diferentes contextos e fases da vida.”

Entrevista à Dra. Teresa Rebelo Pinto

O que é para si o autocuidado?

“Ter tempo para nós e namorarmos a nossa própria companhia.”

O que significa ser Embaixador de um pilar no SelfCare MARKET & SUMMIT?

“Dar o exemplo e motivar as pessoas a cuidar mais da sua relação consigo mesmas. Descomplicar o autocuidado, deixando sugestões simples para o dia-a-dia. Contribuir para vidas mais felizes e enriquecidas!”

Qual o âmbito do pilar que representa?

“O sono é a base de tudo o que vivemos durante o dia. Não preciso de defender este pilar, pois ele fala por si! Todos os dias, ou todas as noites, precisamos de dormir. Às vezes falta-nos saber como o podemos fazer de forma saudável ou eficaz...”

Qual a importância deste evento no panorama nacional?

“Fazia falta um evento tão rico e multifacetado com o SelfCare MARKET & SUMMIT. É uma oportunidade única para desfazer mitos e ideias erradas sobre temas de saúde, trazendo para o mesmo palco marcas, público de todas as idades, profissionais de saúde e figuras públicas. É um mundo!”

Qual a melhor decisão que tomou em prol da saúde?

“Deixar ir relações com pessoas tóxicas.”

Que hábito saudável não dispensa?

“Duche frio de manhã para ajudar a despertar.”

Tem alguma rotina ou hábito que mudaria?

“Quero ter mais tempo para estar na Natureza. Porque o meu trabalho é bastante indoor e faz-me falta estar mais tempo com os pés na terra, sentir o vento e ouvir o mar. Faço-o no tempo livre, mas gostava de reservar mais tempo para isso.”

Qual o seu alimento saudável preferido?

“O Abacate. Porque é polivalente, pode-se comer de mil maneiras e sabe sempre bem!”

Qual a sua atividade física preferida?

“Correr. Mas pratico muito menos do que gostaria.”

A melhor forma de cuidar da saúde mental é...

“Sermos honestos com o que sentimos e evitar ignorar as emoções ou adiá-las demasiado.”

Quando não está a trabalhar, o que mais gosta de fazer e que a deixa feliz?

“Fazer Tricot, ler e caminhadas. Ouvir música e um passeio na praia também fazem o meu dia.”

Qual é o seu lema de vida no que toca à saúde?

“Só por hoje... vou fazer isto por mim!”

O que entende ser o seu “superpoder”?

“A criatividade e o improviso.”