Entrevistas

Entrevista à fundadora da Miyoko

‘’Miyoko significa “Geração da Beleza” em japonês e nasce da inspiração e ligação secular do oriente aos cuidados de beleza.’’ Entrevistámos a Dra. Joana Custódio, farmacêutica e fundadora da Miyoko. Quer saber mais sobre esta marca tão sensorial? Saber de que forma foram buscar inspiração ao Japão? E como terá corrido a presença da Miyoko no SelfCare MARKET & SUMMIT? Para saber isto e muito mais leia a nossa entrevista e delicie-se!

1. Porque é que foi importante para a MIYOKO estar presente no SelfCare MARKET & SUMMIT?

Foi MUITO importante fazer parte deste projeto pioneiro e de estarmos presentes ao lado de grandes marcas de renome e de especialistas tão importantes e influentes nesta área do autocuidado. Isso não só nos deu visibilidade, como acho que transmitimos confiança às pessoas e garantia de qualidade, ao mesmo tempo que as surpreendemos pelo fato de sermos uma marca portuguesa. Recebemos imenso carinho das pessoas que nos visitaram e feedbacks maravilhosos. Para mim em particular, deu-me força e muita motivação para seguir em frente!

2. De que forma a MIYOKO marcou presença no evento?

Estivemos presentes com um stand no qual tentámos reproduzir um mini SPA oriental: tons claros e acolhedores, biombos a imitar janelas japonesas, alguns símbolos característicos da marca e da cultura e um banco baixo (inspirado nos spas japoneses que utilizam o tatami ou colchão no chão), onde as pessoas se podiam sentar e desfrutar de uma massagem nas mãos com a nossa vela de massagem. Além disso a Miyoko esteve também presente nas casas de banho a lavar e a hidratar as mãos de quem lá ia.

3. Que surpresas tinham preparadas para as pessoas?

A massagem! As pessoas eram convidadas a entrar e experimentar os nossos produtos, nomeadamente a vela de massagem e recebiam uma massagem profissional e de relaxamento nas mãos/braços. Também era possível experimentar os produtos de banho e fazer uma esfoliação na mão pois tínhamos um mini lavatório. Também estávamos a praticar preços especiais.

4. O que mais valorizaram na vossa participação no SelfCare MARKET & SUMMIT?

A oportunidade de estar! A oportunidade de nos cruzarmos com pessoas muito especiais (visitantes e expositores), de poder partilhar o amor de que a Miyoko é feita e sentir que o conseguíamos transmitir.  E sem dúvida o facto de sentir que estávamos a participar em algo que foi idealizado com tanto carinho, com tanto esforço e dedicação, com tanto MÉRITO! Senti-me enquanto pessoa e enquanto marca, orgulhosa e apoiada por uma excelente equipa, bem organizada, disponível e simpática, cuja mentora é uma fonte de inspiração para mim!

5. Quer falar-nos um pouco sobre a história desta marca tão sensorial?

A Miyoko nasceu no seio de uma empresa familiar à qual eu pertenço. Fui desafiada por um tio a desenvolver a unidade de cosmética na empresa fundada pelo meu avô paterno (Manulena), uma fábrica de velas com mais de 50 anos de história. A Vela de massagem foi o fio condutor e a partir do qual surgiram outros produtos de cuidados de corpo com uma forte aposta no bem-estar e nas sensações. O nome Miyoko surgiu duma proposta de branding e fez todo o sentido pois veio definir na perfeição aquilo que tinha criado e aquilo que queria transmitir. Mais tarde optei por me dedicar em exclusivo à marca e constitui a minha própria empresa, mas o desenvolvimento e produção, continuam a ser feitos lá.

6. O que significa MIYOKO?

Miyoko significa “Geração da Beleza” em japonês e nasce da inspiração e ligação secular do oriente aos cuidados de beleza. O nome Miyoko é também uma denominação simbólica do feminino e está associado a uma mulher bonita e sensível, conhecida pela sua calma e preocupação pelo seu bem-estar e bem-estar dos outros. De acrescentar que a cultura japonesa está carregada de simbolismos e os elementos estéticos que compõem a marca, traduzem-se numa série de atributos que uma mulher aprecia quando pensa em cuidar-se.

7. Qual é o ADN da MIYOKO?

Na Miyoko consideramos que a pele é o espelho da nossa alma e isso interfere na forma como interpretamos o mundo e como o mundo nos interpreta. Por isso devemos amá-la e respeitá-la. Devemos amar a nossa pele. Daí a assinatura “Love Your Skin”, que define o nosso compromisso no que respeita à nossa atitude perante os cuidados a ter com a pele de uma forma o mais delicada, equilibrada e natural possível. Os nossos cuidados corporais são simples e fáceis de introduzir na nossa rotina diária, e cumprem com 3 dos principais cuidados a ter com a pele: limpeza, hidratação e renovação celular. Tudo isto se traduz em bem-estar físico e emocional.

8. Como selecionam os ativos/ingredientes?

Sempre procurei que as formulações fossem o mais natural possível, com uma grande % de ingredientes de origem vegetal, nomeadamente óleos e manteigas, pois aportam muitos benefícios para a pele ao nível da nutrição, hidratação e emoliencia. Por outro lado, a estabilidade e segurança, do produto, a cosmeticidade do mesmo, a experiência da aplicação e o after feel são fatores também extremamente importantes e, para isso, também recorremos a alguns ingredientes sintéticos, tentando que estejam em equilíbrio com o que pretendemos do produto em questão.

9. Como definem o(a) consumidor(a) MIYOKO?

O nosso público é maioritariamente feminino, que gosta de se mimar e de mimar os outros. Gosta de produtos simples e fáceis de usar, que respeitem a pele e a deixe suave e cuidada; que cheirem bem, mas que não sejam demasiado intensos no que toca ao perfume. E é um público que aprecia o detalhe e os pormenores que conseguimos trazer para a marca.

10. Têm novos lançamentos previstos para um futuro próximo?

Está a ser desenvolvida uma linha de amenities para hotelaria (formatos recarregáveis) e uma linha de SPA/gabinete para ter uma oferta complementar à vela de massagem. A nível de produto/gama nova, talvez haja alguma novidade para o final do ano 😉

11. Alguma expansão prevista ao nível de pontos de venda e/ou mercados, para além de Portugal e Cabo Verde?

Em Portugal, há previsão de alargar a oferta para hotéis e alojamentos locais. Continuar a trabalhar o mercado farmácias e estética/centros terapêuticos.Ao nível de exportação, queremos tentar o mercado americano e expandir o africano. “Step by step”! 😉

12. Gostariam de um dia abrir um espaço só dedicado ao bonito conceito MIYOKO?

Seria um sonho. ☺ Não o vislumbro a curto prazo e para já não está nos planos, mas nunca se sabe!

Um pensamento sobre “Entrevista à fundadora da Miyoko

  1. Curso De Massoterapia diz:

    Sou a Laura Martins, achei seu artigo excelente! Ele
    contém um conteúdo extremamente valioso. Parabéns
    pelo trabalho incrível! Nota 10.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *