Entrevistas

Entrevista ao fundador da SleepLab

‘’A higiene do sono consiste na adoção de hábitos que promovam um sono de qualidade.’’ Entrevista ao Dr. Tiago Sá, Médico Especialista em Pneumologia e Medicina do Sono pela European Sleep Research Society. Diretor Clínico da Sleeplab que é uma clínica médica dedicada ao diagnóstico e tratamento de distúrbios do sono. Quer saber mais sobre o impacto de uma ou mais noites mal dormidas? E sobre a higiene do sono? Leia a entrevista e fique a saber a resposta a estas e outras questões. Boa leitura! 

1. Porque é importante para a Sleeplab estar presente no Selfcare MARKET e de que forma vão estar presentes no evento?

Na SLEEPLAB encaramos o sono como um pilar essencial para uma vida saudável. Partilhamos com o Selfcare MARKET a visão de que temos nas nossas mãos a possibilidade de melhorar a nossa saúde, através da adoção de hábitos de vida saudáveis e promotores de bem-estar.
Vamos estar fisicamente presentes durante todo o evento permitindo aos visitantes saber mais sobre a nossa clínica, esclarecer dúvidas e até mesmo agendar consultas. Vamos ainda realizar uma TALK em que pretendemos desvendar alguns dos segredos do sono e como aprender a melhorá-lo.

2. Que surpresas prepararam para as pessoas?

Os visitantes do nosso espaço irão poder beneficiar de condições especiais no agendamento de consultas na nossa clínica e ainda participar em diferentes sorteios que vamos promover.

3. Porque é importante para o público assistir à Talk promovida pela Sleeplab?

Nesta TALK vamos explicar o funcionamento do nosso sono e qual a sua importância para a saúde e desenvolvimento. Vamos também falar do impacto negativo da falta de sono em várias dimensões da nossa vida. Mais importante ainda, vamos partilhar algumas dicas para uma boa qualidade de sono e de como isso pode melhorar a nossa saúde, desempenho e até aparência.

4. Sabe-se que muitos portugueses têm problemas de sono. O que nos dizem os números? São preocupantes?

Os números relativos aos distúrbios do sono, ou mesmo à falta deste, são preocupantes em todo o mundo – Portugal não é excepção! Dados de um inquérito nacional revelam que quase metade dos portugueses com mais de 25 anos dorme menos do que 6 horas por dia, um terço considera ter um sono de má qualidade e 40% apresenta dificuldade em estar acordado durante a condução e outras atividades diárias.

5. Sabemos hoje que o sono tem um papel preponderante. Qual a sua importância para a saúde e qualidade de vida?

Vários autores descrevem o sono com um dos três pilares essenciais para uma vida saudável, a par da dieta e do exercício físico. Estudos recentes demonstraram ainda que melhorar qualquer um destes fatores é positivo, mas intervir simultaneamente nos três é a melhor forma de melhorar a nossa saúde física e mental.

 

6. Qual o impacto de uma noite mal dormida no dia seguinte?

Todos nós já tivemos uma noite mal dormida e provavelmente nos recordamos de não ter gostado muito da experiência. Todos também já ouvimos a expressão “acordar com os pés de fora”, portanto sabemos que uma noite mal dormida é o suficiente para que a nossa disposição e humor durante o dia não sejam as melhores. Para além disso um tempo total de sono insuficiente tem um impacto negativo na nossa atenção e capacidade de concentração, condicionando o nosso desempenho e podendo mesmo resultar em erros ou acidentes.

7. E de várias noites?

Aqui o impacto é significativamente maior e transversal a todos os orgãos e sistemas do nosso corpo. Estudos científicos evidenciaram uma relação significativa entre vários distúrbios do sono e múltiplas condições clínicas como a obesidade, a diabetes mellitus tipo 2, a hipertensão, o enfarte agudo do miocárdio e a disfunção erétil. A privação de sono tem também um impacto negativo no nosso sistema imunitário.

8. Ao falar-se em (qualidade de) sono, ouvimos cada vez com mais frequência a expressão “Higiene do Sono”. O que é exatamente?

Higiene do sono consiste na adoção de hábitos que promovam um sono de qualidade e que são essenciais no tratamento de qualquer distúrbio do sono. Horários regulares, exposição solar adequada, alimentação equilibrada, exercício físico regular e rotinas de relaxamento são algumas das rotinas que devemos ter em atenção.Sem dúvida que sim. Vamos partilhar algumas das ferramentas mais importantes para o conseguirmos durante a nossa TALK.

9. É possível treinarmos/reprogramarmos o nosso corpo para uma melhor qualidade de sono?

Sem dúvida que sim. Vamos partilhar algumas das ferramentas mais importantes para o conseguirmos durante a nossa TALK. 

10. A Sleeplab é uma clínica especializada no sono. Quais os vossos métodos diferenciadores?

Na SLEEPLAB acreditamos que a abordagem dos distúrbios do sono deve ser multidisciplinar, pois só assim se podem construir soluções adequadas para cada um dos nossos doentes. Na nossa clínica orgulhamo-nos de centralizar conhecimentos, recursos e equipamentos que permitem o diagnóstico e tratamento adequados dos diferentes distúrbios do sono. Somos uma equipa multidisciplinar que inclui médicos especialistas em Pneumologia, Neurologia, Psiquiatria e Otorrinolaringologia, técnicos de cardiopneumologia e psicólogos e que aposta na permanente atualização de conhecimentos e competências.

Posts relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *